segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Flores e plantas que atraem borboletas e pássaros


Um jardim é uma experiência, digamos, multidisciplinar.
Além do manejo correto da terra e dos cuidados com a flora, há que se incluir na matemática sensorial do jardim a fauna.


Os animais e insetos polinizadores aparecem como consequência de um recanto verde aprazível e bem cuidado.

E é preciso escolher o que plantar para que os seres vivos atraídos pelo néctar e pela proteção ao mesmo tempo proporcionem a contemplação e não causem problemas, como fatores alergênicos.


Se houver espaço para o crescimento radicular (das raízes) de algumas espécies – como nos hoje infelizmente raros quintais – , pense em plantar árvores frutíferas que atraem pássaros canoros, como a goiabeira (Psidium guajava), a jabuticabeira (Plinia trunciflora ou Myrciaria caulifora), a pitangueira (Eugenia uniflora) e a aceroleira (Malpighia emarginata), dentre outros.
Além do sabor dos frutos, as árvores também atraem sabiás, sanhaços, bem-te-vis, tico-ticos… uma orquestra voadora.


Lantana-cambará (Lantana camara)

Flores com néctar apreciado por borboletas e beija-flores devem ser escolhidas para formar um conjunto harmônico entre a imensa variedade de cores das pétalas (ou brácteas) e a inquietação do farfalhar das asas dos lepidópteros e dos trochiliformes.

Atenção:
como as abelhas também são atraídas pelo néctar e há pessoas alérgicas à toxina presente em seu ferrão, muito cuidado.


Arbustos como a lantana-cambará (Lantana camara), muito utilizadas em projetos paisagísticos urbanos, a flor-camarão (Justicia brandegeana), o candelabro-de-ouro (Pachystacys lutea), trepadeiras como o brinco-de-princesa (Fuchsia hybrida) ou a helicônia (Heliconia rostrata) dão flores que, além de coloridas e bonitas, atraem diversos tipos de borboletas e beija-flores durante a floração primaveril.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta, tire suas dúvidas, acesse, elogie, critique, para que assim melhoremos a cada dia.