quarta-feira, 23 de julho de 2014

Cuidando do Jardim no Inverno

No inverno, alguns cuidados devem ser tomados para que as plantas que florescem nesta época deem lindas flores e voltem com saúde e vigor na estação seguinte.  A maioria das espécies entra em período de dormência, isto é, tem seu metabolismo reduzido para suportar o frio e ventos da estação e ficar pronta para a intensa atividade metabólica que virá na primavera.
Algumas plantas perdem suas folhas para diminuir a evaporação e armazenar água nos dias mais frios e sem chuva. Elas também param de produzir a clorofila pela pouca incidência de sol, por isso algumas folhas ficam amareladas ou avermelhadas. As que não mudam de cor murcham para que seus poros fechem e as protejam da perda de umidade.
Adubação
Não é época de adubar plantas saudáveis, pois elas precisam de descanso e o adubo estimulará a brotação e um desgaste maior para elas. A época é propícia para fazer a correção do solo.
Adubação orgânica
Adube apenas as mais necessitadas, doentes ou em floração, mas use adubo orgânico bem curtido.
Adubação mineral
Não é indicado para nessa época do ano, as plantas já estão com o metabolismo muito baixo e o uso da adubação química pode causa certo dano a planta, por toxidez e deixando o solo mais acido.
Irrigação
Deverá ser mais escassa nesta época, pois a água evapora mais lentamente da terra e regar muito poderá apodrecer as raízes, folhas e provocar doenças fúngicas.
Podas
Plantas precisam apenas de podas de limpeza para  retiada de galhos secos e folhas doentes, caso a poda realizada no outono não tenha sido feita ou foi insuficiente. Nunca pode plantas que vão florescer ou frutificar nestes meses.
Podas de formação: não são recomendadas, pois pode servir de entrada na planta para algum patógeno e prejudicar o seu desenvolvimento e floração, na próxima estação.
Podas de limpeza: recomenda-se retirar as folhas amareladas e galhos secos e mal formados para favorecer a penetração dos raios solares entre os galhos da planta. Após a poda de limpeza, pulverize-a com um fungicida, o que reduzirá significativamente o aparecimento de doenças.
Combate a pragas e doenças
Nesta estação, em lugares chuvosos, as plantas podem ser atacadas por pragas e doenças, como lesmas, caramujos e algumas doenças fúngicas.
Dica: Ter sempre dois pulverizadores, um com fungicidas (para as manchas foliares) e outro com inseticida (para insetos), sempre a pronto uso (pode ser aqueles pulverizadores manuais). Sempre que detectado alguma praga ou mancha é só aplicar e controlar.
Sugestão de produtos: Fungicida – Calda bordalesa ou Forth cobre e para Pragas ( pulgões, ácaros e etc) – Perfection.
Cuidados Gerais
As regas devem ser reduzidas drasticamente e ocorrer no período da manhã e de forma bem espaçada e só se necessária. Aproveite a época para admirar as espécies que florescem nessa época, como os ipês, jacarandás e eritrinas.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta, tire suas dúvidas, acesse, elogie, critique, para que assim melhoremos a cada dia.