quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Vermiculita


Para cuidar das plantas a príncipio pode parecer simples : só água.

Podemos adicionar vermiculita no substrato das plantinhas que necessitam de mais água, porque assim ajudando na retençao de água elas ficam bem hidratadas e sofrem menos.

Entenda o que é a vermiculita:


Substrato ou condicionador com diversas utilidades.

Pode ser utilizada pura para germinação de sementes e produção de mudas ou misturada com a terra, para melhorar as propriedades do solo.

A Vermiculita é um mineral formado pela superposição de finíssimas lamínulas, que submetido a altas temperaturas (cerca de 800 ºC), sofre uma grande expansão de até quinze vezes o seu volume original, constituindo-se no produto industrializado, denominado Vermiculita Expandida, que possui múltiplas e interessantes utilizações em vários setores da atividade humana.

Sendo a vermiculita expandida um produto inerte, com pH = 7, portanto neutro, muito leve e de elevado poder de retenção, se constitui também num elemento condicionador de solos, muito utilizada também como substrato.

Principais propriedades :

- Poder de retenção de água nos solos permeáveis .

- Arejamento e conseqüente redução da resistência dos solos compactos, necessários principalmente ao desenvolvimento dos tubérculos.

- Isolamento da superfície do solo preparado com sementeiras.

- Contenção de nutrientes evitando seu arrasto pela água da chuva ou irrigação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua pergunta, tire suas dúvidas, acesse, elogie, critique, para que assim melhoremos a cada dia.